Dom Agnaldo Temóteo da Silveira toma posse nesta terça-feira (6) na Catedral de Santo Antônio, em Garanhuns, Agreste de Pernambuco como 12º Bispo Diocesano do município. O rito de posse será realizado a partir das 19h30 em frente à catedral e é composto por quatro momentos.
No primeiro momento, Dom Agnaldo Temóteo, será acolhido na porta da Catedral pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson e o Administrador Diocesano Padre Aldo Mariano, que irão encaminha-lo até a Capela do Santíssimo Sacramento para um momento de oração.
Em seguida eles seguem para sacristia da catedral para vestir as roupas litúrgicas da celebração de posse. Haverá a entrada dos bispos presentes, os consultores diocesanos e do administrador. Dom Paulo Jackson presidirá o rito, onde será lida a Carta Apostólica do Papa Francisco nomeando Dom Agnaldo como Bispo de Garanhuns.
Após a leitura, Dom Jackson entregará o báculo (tipo de cajado pastoral) para Dom Agnaldo e vai pedir que ele se sente na cátedra, a partir desse momento, Dom Agnaldo se torna oficialmente Bispo Diocesano de Garanhuns. Ele receberá as devidas saudações e segue em procissão para a celebração da Santa Missa, que será realizada na Praça Mestre Dominguinhos, aberta ao público.
Quem é Dom Agnaldo Temóteo?
O novo bispo da diocese tem formação religiosa do seminário menor de São José, em Sobral (CE), de 1993-1995, período em que também cursou o Ensino Médio; e continuou no seminário regional Nordeste I, em Fortaleza, de 1996-2002, onde cursou Filosofia, de 1996 a 1998 e Teologia, de 1999 a 2002.
Também possui formação em diversos cursos breves de atualização nas áreas de Teologia e de Direito Canônico feitos na Rota Romana, em Roma, na Pontifícia Universidade Católica Argentina, em Buenos Aires, e em alguns Institutos e Universidades do Brasil.
Ordenação Diaconal
Mosenhor Agnaldo Temóteo foi ordenado diácono em 10 de julho de 2002, na catedral de Sobral e presbítero em 30 de novembro de 2002, na igreja matriz de Bela Cruz (CE).
Até sua nomeação como bispo, estava exercendo as seguintes funções: vigário Judicial Adjunto do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação do Ceará, em Fortaleza; vigário Episcopal da Região Sede; Pároco da paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e vigário Geral da diocese de Sobral.
É graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); em Teologia pelo Instituto Teológico e Pastoral do Ceará (ITEP); fez mestrado em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma.
Ordenação Episcopal
A Diocese de Sobral celebrou no último dia 16 de julho, memória de Nossa Senhora do Carmo, a Ordenação Episcopal de Monsenhor Agnaldo Temóteo da Silveira, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Sobral.
A celebração foi presidida por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo da Diocese de Sobral (CE) e bispos coordenantes, Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife e Dom Odelir Magri, bispo da Diocese de Chapecó (SC).
Da Diocese de Sobral, Dom Agnaldo Temóteo da Silveira, será empossado como 12º bispo de Garanhuns.
De largada, João abre 60 pontos de vantagem sobre Raquel
Brejão Enfrenta Impasse para Início da Transição de Governo
13 Anos de Informação e Compromisso: Homenagem do Agreste em Foco ao Agreste Violento
Ao lado de Vini e João Campos, Márcia Conrado reforça palanque do PT em Olinda
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.